Implantando a ISO 45001 na indústria de eletrônicos, que experiência interessante!

Nosso primeiro cliente do segmento de fabricação de eletrônicos agente nunca esquece né!

A 45K neste segmento foi novidades para nós e foi muito interessante.

Deixa nós dividirmos com vocês nossa experiência e alguns pontos de atenção!

Dado os perigos de trabalhar com módulos elétricos, eletrônicos, circuitos e máquinas operacionais que aquecem e esfriam a temperaturas extremas, espera-se que a indústria de fabricação de eletrônicos seja particularmente consciente da saúde e da segurança e, portanto, estabelece um conjunto especial de desafios ao enfrentar uma implementação ISO 45001:2018. 

Então, como um fabricante de eletrônicos deve enfrentar a ISO 45001, quais considerações especiais devem ser tomadas e quais áreas requerem atenção especial? 

É claro que é a mesma estratégia precisará ser usada ao estabelecer o sistema de gestão em um negócio de fabricação de eletrônicos é a mesma para qualquer outro: legislação, o uso de ações corretivas, auditoria interna e a utilização do engajamento dos colaboradores todos os elementos que falamos em artigos anteriores em nosso blog.

Mas quais áreas específicas de preocupação uma organização de fabricação de eletrônicos deve prestar atenção especial?

Esse foi o nosso desafio! 

Identificação de áreas restritas e máquinas:

Nesta indústria você encontrará uma variedade de equipamentos especiais, desde freezers até fornos, desde máquinas de ondas de solda até aparelhos de aplicação de chips, que operam a temperaturas extremamente altas, bem como ferramentas manuais padrões, como ferros de solda e armas de calor.

 Nesse ambiente, é fundamental para o QSMS que as áreas restritas estejam claramente definidas, e que apenas operadores com treinamento adequado estejam envolvidos no uso das respectivas máquinas.

Competência e conscientização:

 Com o maquinário especializado e elemento inerente de risco dentro deste setor, isso é particularmente importante, com o uso de roupas protetoras, óculos de segurança e calçados protetores tão importantes quanto o conhecimento operacional da própria máquina. 

Em termos de competência, é fundamental que todos os colaboradores sejam treinados para operar as máquinas, que as habilidades, a experiência e a educação sejam avaliadas; e que ações são tomadas para estabelecer e mantê-las em conformidade.

Controle de Substâncias Perigosas à Saúde:

 Toda legislação é importante, mas muitas substâncias perigosas são necessárias em um ambiente de fabricação de eletrônicos. 

Certifique-se de que eles estejam conectados, controlados em armários bloqueados quando apropriado, e marcados claramente com folhas de dados mantidas e todos os elementos da legislação atendidas.

 As consequências do uso indevido de materiais perigosos são grandes, e deve-se tomar muito cuidado sobre este assunto.

Participação e consulta:

 Esse elemento é extremamente importante no setor de fabricação de eletrônicos. 

Dada a gama de atividades e quantidade de máquinas operando a qualquer momento, a cooperação e o compartilhamento de conhecimento entre os funcionários e os administradores ou equipe do QSMS são vitais.

Concentrar-se nos elementos acima ajudará o desempenho dentro de sua organização de fabricação de eletrônicos, mas você deve se lembrar de executar as cláusulas básicas da norma também. 

Certifique-se de que seu sistema seja baseado nos princípios fundamentais de identificação e mitigação de riscos, compartilhamento de conhecimentos e informações, e causa raiz eficaz e ação corretiva para corrigir e prevenir a recorrência de incidentes e acidentes. 

Use a consulta entre os colaboradores com experiência na indústria de fabricação de eletrônicos e garanta que uma forte liderança e comunicação seja demonstrada para proporcionar uma cultura de segurança.

 Mais importante, certifique-se de que o ciclo “PDCA” seja usado para melhorar seus resultados com estratégias definidas que são planejadas, executadas, medidas e melhoradas, e seus funcionários serão beneficiados.

Estamos juntos!

Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja antenado às novidades do SST

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nossos Cursos