Explorando as diferenças: ISR, ESG e Investimento de Impacto

Caro leitor, explore o fascinante universo dos investimentos: ISR, ESG e Investimento de Impacto! Você sabe distinguir cada um deles? Veja abaixo o texto e desvende como essas abordagens podem fazer toda a diferença no seu negócio!

Nos anos 70, surgiu o investimento socialmente responsável (ISR), utilizando métodos negativos de triagem para evitar investimentos em setores como armas, tabaco, jogos de azar e entretenimento adulto. Investir nesses setores era considerado apoio a empresas moralmente questionáveis ou socialmente irresponsáveis.

Essa abordagem filosófica argumentava que o capital deveria favorecer indústrias moralmente “boas”. No entanto, essa base do ISR é criticada por limitar a visão do universo de investimentos, dificultando a construção de um portfólio ideal.

Apesar de ser ocasionalmente equiparado ao ISR, o investimento em ESG constitui uma categoria distinta. Ele se caracteriza pela integração de fatores ambientais, sociais e de governança no processo fundamental de investimento. Ao utilizar esses critérios, os investidores têm a capacidade de selecionar empresas para investir.

Fatores ESG, como o respeito ao meio ambiente, desempenham um papel crucial na durabilidade de uma empresa. Aquelas com padrões elevados de critérios ESG tendem a superar os concorrentes a longo prazo. Um investidor ESG bem-sucedido geralmente adota a seguinte estratégia:

  • Primeiro, identifica um conjunto de investimentos atraentes com base em critérios tradicionais de seleção.
  • Em seguida, aplica uma avaliação ESG a esse conjunto viável.
  • Por fim, seleciona investimentos com potencial de impacto escalável e lucratividade.

Impacto e retornos não precisam ser mutuamente exclusivos, pois a lente ESG é aplicada apenas a investimentos lucrativos já identificados. O investimento de impacto, o mais avançado dos tipos de investimento sustentável, busca gerar impacto ambiental e social mensurável, simultaneamente a retornos financeiros.

Lucro e impacto não são mutuamente exclusivos. Apesar de poderem entrar em conflito, o investimento com impacto busca conciliar a lucratividade financeira com a criação de impacto ambiental e social positivo.

E aí, gostou das dicas?

Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja antenado às novidades do SST

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nossos Cursos