Caro leitor, os profissionais ESG são uma combinação de propósito pessoal, conhecimento do negócio e paixão pelo desenvolvimento, pois o mercado exige profissionais que trabalhem de forma holística e integrem conhecimentos de diferentes áreas. Quer se tornar um profissional ESG, mas não sabe como dar os primeiros passos nessa jornada? Veja mais no texto abaixo!
É unânime a constatação da falta de profissionais que trabalham em Sustentabilidade e ESG. Por outro lado, a demanda por esses profissionais só cresceu nos últimos anos e tudo indica que a procura por especialistas nessa área só aumentará nos próximos anos, tanto no Brasil quanto no mundo.
Analisando a formação dos profissionais que hoje desempenham posições de liderança em ESG nas empresas brasileiras, nota-se que estes são originários das mais diversas áreas, porém todos conhecem muito bem seu ramo de atuação e tem um propósito pessoal relacionado às questões sociais, ambientais e ao negócio.
A formação em si vem do conhecimento do negócio e da prática. Com muito suor e ideais, os desbravadores da Sustentabilidade estão se adaptando para atender as necessidades organizacionais e as partes interessadas em geral (stakeholders), visando a lucratividade do negócio e a competitividade em seu mercado de atuação.
Mas só isso não é suficiente, é característica fundamental desse profissional estar sempre estudando e se atualizando, visto a diversidade e abrangência dos assuntos que envolvem o ESG, que vão desde temas como diversidade e inclusão social, até a agenda climática, emissões de gases de efeito estufa e governança corporativa.