O Selo Clima Paraná é um programa desenvolvido pelo Governo do Paraná, Brasil, que tem como objetivo incentivar ações de adaptação e mitigação às mudanças climáticas no estado. O programa foi lançado em 2015 e é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) em parceria com outras secretarias estaduais.
O programa consiste em conceder um selo para empresas, organizações e municípios que adotam práticas sustentáveis em relação às emissões de gases de efeito estufa (GEE), gestão de resíduos, uso de energia renovável, entre outros aspectos ambientais. Para receber o selo, é necessário que a organização atenda a uma série de critérios estabelecidos pelo programa.
A adoção de práticas sustentáveis e a redução das emissões de gases de efeito estufa está alinhada com os princípios ESG (Environmental, Social and Governance), que buscam promover a sustentabilidade ambiental, a responsabilidade social e a governança corporativa em empresas e organizações.
Ao adotar práticas sustentáveis e reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, as empresas podem melhorar sua imagem perante o mercado e a sociedade, atrair investidores comprometidos com a sustentabilidade e reduzir seus custos operacionais a longo prazo. Além disso, as práticas ESG também podem contribuir para a mitigação de riscos regulatórios e financeiros associados à mudança climática e a outros problemas ambientais e sociais.
Dessa forma, o Selo Clima Paraná pode ser visto como uma forma de incentivar e reconhecer empresas que estão comprometidas com a sustentabilidade e a responsabilidade social, ao mesmo tempo em que promove a construção de uma economia mais sustentável e resiliente, o que pode trazer benefícios para toda a sociedade.
Se quiser saber mais sobre o Selo Clima Paraná, acompanhe o evento online “Projeto Selo Clima Paraná”, promovido pelo nosso canal Gestor de QSMS-RS, no YouTube. Na transmissão, contamos com a presença do diretor Gustavo Sbrissia, do coordenador Matheus Bueno e da engenheira ambiental Nathalia Zancarli, todos da Diretoria de Políticas Ambientais da Sedest. Clique aqui para acessar o evento.