Qualidade das empresas de atendimento a emergência ambiental e coleta de resíduos, você conhece a sua?

Na última semana, estive em um evento onde estavam presentes vários empresários de empresas de transporte, agentes portuários e grandes empresas que possuem uma frota considerável.

A maioria dos presentes, não transporta produtos perigosos, mas como mencionei em minha palestra, basta um acidente com seu veículo em que provoque um impacto socioambiental em região, independente do produto que transporta e pronto!

O estrago está feito a imagem da empresa e consequentemente a valor de sua marca!!!!

E se a questão de QSMS-RS e Sustentabilidade não está em sua agenda corporativa, não possuindo seguro ambiental, contrato com uma empresa de atendimento emergencial e coleta de resíduos.

Estará exposta de tal maneira que poderá encerrar suas atividades casa ocorra um acidente ou equívoco na gestão de QSMS-RS e Sustentabilidade.

Muito dos presentes no evento talvez me considerasse alarmista, não sei, mas tem sido minha função corporativa por anos, alertar os acionistas e CEOs de possíveis riscos ambientais por onde fui gestor.

 Como já passei por estas situações antes e várias vezes, sinto muito confortável em alertar.

Experiência na linha de frente tenho alguma, e tenho muitos cases para contar.

Bem, depois do evento fui para casa, tranquilo.

Eis que este sábado de madrugada recebo o telefonema de um diretor que estava no evento.

Pedia ajuda. Dois de seus veículos haviam tombado nesta noite, um em uma região portuária e outro na estrada. Ou seja, tínhamos produtos no mar e em um córrego em uma APP.

Desgraça pouco era besteira, pois não tinha seguro ambiental e nem sabia a quem recorrer para atendimento de emergência. E me perguntou se conhecia alguém e se podia ajudar!

Não pude ajuda-lo neste quesito, seria irresponsável de minha parte recomendar uma empresa que não eu tinha auditado para realizar estes serviços, só me prestei a acompanhar o trabalho, pois conheço bem o assunto.

E foi lamentável o eu presenciei de quem prestou o serviço, por isso este texto!

Quando uma empresa contrata um serviço de atendimento emergencial, coleta de resíduos e até uma consultoria de QSMS-RS e Sustentabilidade está sujeita a certos riscos.

E estes riscos devem ser identificados e avaliados antes de contratar.

Mas, que riscos são esses e como controla-los?

O maior risco é falto de capacidade de atendimento e gerenciamento de quem presta este tipo de serviço.

Certo tempo atrás participei de um simulado nos Emirados Árabes, em que realmente me chamou atenção e abriu os meus olhos, pois tenho vários anos de experiência neste assunto, e tinha trabalhado em empresas que prestavam este serviço no mundo afora.

Nunca tinha visto nada igual e totalmente inusitado e me fez pensar, como seria este simulado aqui no Brasil!

Primeiro: Era um simulado sem aviso prévio! Pasmem quem é da área aqui no Brasil sabe muito bem do que estou falando; Segundo :foi com óleo mesmooooo, ou seja, nada de pipoca, arcos com bolinha, serragem e outros), a responsabilidade era enorme; Terceiro: aconteceu ao mesmo tempo em vários pontos na costa, um terrestre e em uma plataforma.

Pergunto: Qual a empresa aqui no Brasil tem realmente equipamento, mão de obra especializada e bases avançadas para atender ao mesmo tempo tudo isso (Não vale carregar equipamento de um lado para outro, dizendo que já está chegando!)?

Fora toda essa logística de atendimento ainda temos: coleta, transporte e entrega de resíduo em um lugar adequado ambientalmente para recebê-lo.

E se todo este atendimento não for com “qualidade”!!!

Resultado: Termina com uma série de eventos que vão desde áreas mal remediadas, contaminação dos funcionários, solo, lençol freático e mesmo a vizinhança.

Será responsabilizado civil e criminalmente pelo impacto causado.

Nesta situação, a área contaminada terá que ser remediada, gerando grandes indenizações, enfim, tem-se um caso clássico de passivo ambiental, onde enormes prejuízos financeiros quase sempre estão presentes.

Ao mesmo tempo, quem contratou o serviço tem grande chance de ser multado e responder por crime ambiental por um atendimento mal feito.

Riscos existentes nas atividades de atendimento a emergências ambientais e envio de resíduos sempre vão existir até por que é um mercado em franca expansão e toda à hora surge uma empresa oferecendo um preço bem baratinho atender a sinistros e para coletar e tratar seus resíduos, mas como avaliar?

Uma tendência, verificada nestes últimos meses são empresas requisitando os meus serviços (quando posso) para realizar auditorias ambientais e de qualidade operacional nas empresas que oferecem estes serviços na tentativa de tomar conhecimento e controlar estes riscos.

É muito importante e ter clareza nos objetivos destas auditorias.

Tenho auditado e avaliado algumas auditorias realizadas por terceiros e sinto a falta de conhecimento especifico e real experiência em atuação no assunto por parte de quem realizou.

Estas auditorias são válidas e bem-intencionadas.

Mas é de fundamental importância observar que os objetivos e a sistemática das auditorias nas empresas que oferecem o serviço são bem diferentes de uma simples auditoria.

Vejamos alguns exemplos dos muitos itens a verificar:

1) Avaliar os riscos de corresponsabilidade por parte de quem atende a emergência, coleta e transporta resíduos;

2) Avaliar o processo do primeiro atendimento e da continuidade operacional;

3) Verificar se as bases avançadas que dizem possuir: tem gente especializada (treinadas e capacitadas) no assunto? Tem equipamento suficiente (não vão ficar esperando chegar de algum lugar)?

Essas auditorias têm características próprias e devem ser realizados indo muito além da parte ambiental, pois o objetivo é proteger a empresa contra quem não possui a mínima condição de realizar o serviço.

Como por exemplo: A idoneidade das pessoas que dizem saber o que estão fazendo, sua experiência no assunto, sua formação profissional e clara a idoneidade financeira da empresa.

É uma questão imprescindível para uma excelente gestão de QSMS-RS e Sustentabilidade a empresa saber a quem contratar para atender a emergência e como são transportados e tratados os resíduos gerados pelo acidente.

É inquestionável que se trata de uma atividade que envolve riscos.

E sem dúvida, esta gestão correta irá definir as empresas que continuam ou não no mercado.

Agora: Não possuir seguro ambiental, equipe de emergência para pronto atendimento emergencial e coleta de resíduos sérios e responsáveis.

Irão viver grandes emoções!

Neste mundo globalizado, preocupado com o meio ambiente. Não fazer parte na agenda de governança corporativa QSMS-RS e Sustentabilidade é um risco para o negócio.

Estamos juntos !

Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja antenado às novidades do SST

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nossos Cursos