Caro leitor, talvez você não tenha ouvido falar sobre endormarketing, mas sim sobre marketing interno ou comunicação interna. São basicamente a mesma coisa e tem um poder gigantesco de promover segurança aí na sua empresa. Para saber mais, acompanhe o texto abaixo!
Melhorar o retorno sobre o capital muitas vezes significa reduzir os custos operacionais por meio de uma melhor gestão dos recursos naturais, como o uso de energia e resíduos, e o gerenciamento sistemático da cadeia de valor.
Vejamos esse exemplo de nossa experiência como consultores:
Uma de nossas organizações de varejo economizou milhões de reais na cadeia de suprimentos por meio de um “scorecard” de embalagens que reduz o seu uso em toda a cadeia de suprimentos da empresa.
Além disso, as organizações podem agregar valor ajustando metas, aumentando preços ou alavancando produtos sustentáveis novos ou existentes para ganhar maior participação de mercado e melhorar a retenção de funcionários.
Ao revisitar seu portfólio de negócios, as organizações podem identificar o impacto potencial de tendências que podem levar a novas oportunidades de crescimento ou segmentos de clientes com necessidades não atendidas.
Por exemplo, ao avaliar o ciclo de vida dos produtos siderúrgicos, nossos clientes inovam desenvolvendo produtos que minimizem o impacto negativo do aço no meio ambiente.
Uma melhor gestão dos riscos sociais e ambientais decorrentes de questões de sustentabilidade corporativa começa com a detecção dos principais riscos de interrupção operacional devido a mudanças climáticas, escassez de recursos ou problemas da comunidade.
De fato, as organizações existem para atender às demandas do mercado que criam condições para a sustentabilidade financeira.
No entanto, a ação para enfrentar os desafios da sustentabilidade corporativa não é incompatível com o crescimento econômico.
Modelos de negócios sustentáveis desfrutam de benefícios adicionais, como impulsionar a inovação disruptiva, explorar novas oportunidades, reduzir riscos e incertezas e criar um senso de propósito em toda a organização.
Portanto, incorporar valores ambientais e sociais na base da estratégia de negócios é a resposta para lucro e crescimento duradouros e a chave para negócios à prova de futuro.
As organizações mais sustentáveis são aquelas que fazem do desenvolvimento sustentável um processo normal de negócios.