Não basta ser só gestor de ESG, tem que participar!

Caro leitor, não basta ser gestor, tem que participar. O que isso quer dizer? Acompanhe o texto abaixo para saber mais…

“Venho atuando há anos em empresas brasileiras e multinacionais em diversos segmentos, ajudando
essas corporações a aperfeiçoar o desempenho dos negócios, enquanto reduzem a sua pegada ambiental com ações de Sustentabilidade e com
segurança. Antes de chegar ao corporativo, lições foram assimiladas e com muitos mais erros do que acertos sem dúvida. E com essa bagagem acredito
ter conseguido ajudar no suporte aos gerentes de cada área.” – Roberto Roche.

Não é o cargo de gestor que faz de você um líder em sustentabilidade e QSMS-RS, você tem que ser um líder antes mesmo de assumir a função. A organização espera uma atitude de liderança por parte deste profissional. Quem fica trancado em um escritório, por mais capaz que seja, perde a perspectiva do que precisa ser feito e fica estagnado.

Se ficar na sala o dia todo e não estar presente no chão de fábrica/frente de trabalho, com certeza não irá alcançar os resultados esperados por seus acionistas. Não adianta depois reclamar que a “análise de risco foi malfeita, sua equipe é fraca, a consultoria é péssima e o mimimi famoso de “nao sabia, achei que…”, depois de uma fatalidade.

Chamar a responsabilidade para si e ser o primeiro a estar presente nas áreas é fundamental. As responsabilidades perante o CEO e os acionistas são enormes, em qualquer atividade econômica, independentemente do porte do negócio. Todos esperam resultados de sua gestão e retorno dos investimentos que fazem em sua área.

Acidentes fatais e ambientais são causados por uma série de decisões gerenciais ou falta de acompanhamento e compreensão de ocorrências que enviam “N” recados de que algo grave está para acontecer, mas não são levados em consideração. O que é mais barato, gastar 20 bilhões para recuperar uma área ou gastá-los em prevenção e ações concretas de sustentabilidade?

Todo gestor tem de estar em contato com os colaboradores do chão de fábrica ou no local de trabalho. Do contrário, você terá uma ideia errada do que precisa ser feito, e qualquer iniciativa tomada pode ser fatal. É fundamental acabar com essa cultura de só colocar grades depois da porta arrombada.

Se a empresa tiver como missão gerar valor para a sociedade, é necessário ir além de somente cumprir as normas. O mesmo serve para o gestor. Esse profissional precisa entender que é preciso influenciar, persuadir e liderar seus colaboradores. Somente quando todos mudam sua maneira de pensar é que se faz verdadeiras transformações.

O gestor precisa saber atrair e agradar os melhores colaboradores. Mas a liderança é essencial, principalmente na área de Sustentabilidade e QSMS-RS. A importância da comunicação e seus benefícios para a empresa e todas as partes envolvidas são amplamente comprovados e inquestionáveis.

Para evoluir como gestor precisa se ter uma visão estratégica do seu departamento, necessita estar presente, “PARTICIPAR” na linha de frente e liderar sua equipe em um trabalho persuasivo com os colaboradores no dia a dia.

E aí, gostou?

Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja antenado às novidades do SST

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nossos Cursos

GESTOR DE RISCOS ESG

Torne-se referência em Gestão de Riscos ESG e construa uma carreira que transcende fronteiras Transforme

Passaporte ESG

Seu Passaporte para Novos Horizontes em ESG está aqui! Construa um caminho de sucesso com

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?